domingo, 26 de outubro de 2008

Teste do Pezinho



  • O que é?

A triagem neonatal, conhecida popularmente como teste do pezinho, é um exame laboratorial bastante importante, pois é a partir dele que se detecta doenças metabólicas e genéticas, portanto podem ser tratadas precocemente. Detecta mais de 45 doenças diferentes. Um exemplo é a fenilcetonúria (PKU), uma doença metabólica genética causada pela deficiência da enzima fenilalanina-hidroxilase que converte fenilalanina em tirosina.

  • Quando deve ser feito?

É essencial que o exame seja feito na primeira semana de vida do bebê, a amostra de sangue deve ser coletada a partir do 3º dia de vida.

  • Como é feito?
O teste consiste em coletar gotinhas de sangue do calcanhar do bebê. Não traz riscos à criança.



  • Teste do Pezinho e PKU

Após o teste, caso o bebê apresente nível de fenilalanina acima de 20 mg/dl de sangue e nível normal ou reduzido de tirosina é bastante provável que o diagnóstico para esse bebê seja o de fenilcetonúria.

  • Aos pais
O teste do pezinho é um direito de todos os brasileirose assegurado por lei. É dever dos pais exigirem do hospital ou maternidade que façam o teste. É gratuito e muito importante para a vida de seus filhos! "Quem ama cuida!"

Fonte: http://www.apaesp.org.br/testedopezinhohome.aspx
http://www.unimedsorocaba.com.br/mater/teste_pezinho.php
http://guiadobebe.uol.com.br/recemnasc/teste_do_pezinho1.htm


by: Amanda Biete

2 comentários:

Unknown disse...

ola minha filha tem fenilcetonuria e eu gostaria de saber pq não apareceu no teste do pezinho?
descobrimos o problema dela agora com 2 aninhos de idade graças a um boa medica!
scheila sinop mt

Unknown disse...

minha filha tem fenicetonuria moro em itajai santa catarina ela tem qratro anos ela e linda e muito difisio tem f azer a comida dela o fenil dela e classico para sempre gostaria de conhecer a outra pessoa que mora em joiville para poder fala com ela para conhecer