domingo, 26 de outubro de 2008

Fenilcetonúria materna



Gestantes com hiperfenilalaninemia devem tomar um cuidado excessivo durante a gravidez, visto que há passagem de aminoácidos via placenta da mãe para o bebê, o que pode causar sérios danos à saúde da criança. Sendo assim, uma mulher grávida com elevado nível plasmático de fenilalanina está colocando em risco a saúde do feto, pois ele fica exposto ao dobro da quantidade de fenilalanina presente na corrente sangüínea materna, fazendo com que o bebê tenha defeitos cardíacos, crescimento retardado e retardo mental, em alguns casos pode até haver aborto espontâneo.

O cuidado nutricional na fenilcetonúria materna é muito importante, no entanto mesmo assim não há uma certeza absoluta de que o feto nascerá normal, visto que é bastante difícil monitorar minuciosamente a ingestão da fenilalanina, sendo complicado manter os níveis desse aminoácido adequados no sangue materno. De acordo com a Associação Européia de Fenilcetonúria (ESPKU) a concentração plasmática de fenilalanina materna deve estar entre 2 a 6mg/dl.

Mesmo assim faz-se necessário tomar os devidos cuidados para reduzir ao máximo possível as chances de o bebê apresentar tais defeitos. Por isso a gestante deve procurar acompanhamento profissional que possa orienta-la durante toda a gestação.



By Camila Biete


Bibliografia:

L. kathleen Mahan e Sylvia Escott-Stump_ Krause Alimentos, Nutrição e Dietoterapia 11ª edição.

Nascer e Crescer revista do hospital de crianças Maria Pia ano 2004, vol XIII, n°2


Nenhum comentário: