sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Fenilalanina e Neurotransmissores



"A fenilalanina é um aminoácido essencial que pode atravessar as barreiras de sangue no cérebro o que significa que ela pode ter um efeito direto na química do cérebro. Uma vez que está no corpo este pode ser convertido em tirosina, outro aminoácido. Este aminoácido sintetiza a dopamina a norepinifrina(catecolaminas), que promove alerta mental.

Catecolaminas são compostos químicos derivados dos aminoácidos tirosina e fenilalanina. As catecolaminas são solúveis em água, são liberadas pela glândula supra-renal em dituações de stress ou hipoglicemia.

A fenilalanina realça o humor, a disposição e o ânimo, diminui as dores, auxilia no memória e no aprendizado, e suprimi o apetite."

Como os fenilcetonúricos não possuem a enzima fenilalanina hidroxilase, haverá pouca ou quase nenhuma transformação de fenilalanina em tirosina e, portanto haverá deficiência também na sintetização de catecolaminas.

By: Jersica Oliveira

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Catecolamina

http://www.nutrivea-po.com/phenylalanine.htm





2 comentários:

Di disse...

Olá, estou fazendo um trabalho da faculdade e achei super interessante as informações contidas neste tópico, entretanto não consegui localizar as fontes descritas. Vocês podem me ajudar quanto a bibliografia utilizada? Muito obrigada!! meu e-mail é dianebtc@gmail.com

Pdssousa disse...

Ajuda muito tanto a explicação simplificada e direta quanto o esquema fotográfico que pode ser usado na apresentação de um seminário sobre esta doença.
Medicina - Ufes