sábado, 15 de novembro de 2008

Artigos




Este é um artigo sobre a fenilcetonúria materna e mostra, através do relato de um caso, que mulheres grávidas com hiperfenilalaninemia tratadas com uma dieta restritiva em relação ao aminoácido fenilalanina tiveram filhos que não apresentaram defeitos congênitos ou alterações físicas, já as mães fenilcetonúricas não tratadas tiveram crianças com problemas auditivos, de fala e microcefalia. Isso mostra a importância de as mães com hiperfenilalaninemia seguirem uma dieta balanceada para que o bebê não sofra conseqüências, além da importância do pré-natal que é bastante importante no monitoramento da gestante e da criança.
Trata-se de um artigo veementemente interessante vale a pena conferir!

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-72032004001000009&script=sci_arttext&tlng=en



Este artigo é bastante interessante e enfatiza o tratamento nutricional da fenilcetonúria. Ele mostra a importância de se ter atenção ao substituir alimentos ricos em fenilalanina da dieta dos fenilcetonúricos, para que sejam recomendados alimentos que tenham um aporte nutricional correto para cada faixa etária. E mostra também a importância do monitoramento das pessoas que possuem tal doença. É um artigo que realmente merece ser lido, visto que fala da doença por inteiro, explicando o que é a PKU, o metabolismo, o diagnóstico da doença e o tratamento.

http://www.spp.pt/Userfiles/File/App/Artigos/6/20080422131427_APP_VOL_38_N1_CR_Tratamento_Nutricional_fenilcetonuria.pd




Achei bastante interessante esse artigo que mostra um trabalho feito para avaliar a compreensão dos pais em relação ao teste do pezinho(triagem neonatal), observando que muitos pais ainda não sabem o quanto é importante para a saúde de seus filhos a realização desse teste. Mostra também que alguns pais não têm nem o interesse de saber para que serve o teste do pezinho e quais doenças ele pode detectar.


http://scielo.bvs-psi.org.br/scielo.php?pid=S0104-12822007000100002&script=sci_arttext


By: Camila Biete

Nenhum comentário: