terça-feira, 4 de novembro de 2008

Questões 2 e 3 - aula do dia 04/11/08

2) Relacione a variação das concentrações dos hormônios observada na tabela 1 com as concentrações de NEFA e glicerol antes e após a infusão de glicose para SB e NSB.

A corticosterona é um glicocorticóide que estimula a gliconeogênese, na tabela a concentração desse hormônio diminui após a infusão da glicose. A [NEFA] diminui apóis a infusão de glicose, visto que não será necessário degradar ácidos graxos livres se há glicose e a [glicerol] diminui pelo mesmo motivo, por isso a corticosterona diminui, ela estimula a gliconeogênese e se há glicose não é necessário degradar glicerol e ácidos graxos para formar mais glicose. A [glucagon] diminui também, visto que não haverá necessidade de degradação, pois há glicose. Já a [insulina] aumenta, pois há glicose no sangue e é necessária levá-la até os tecidos.

3) Observe o gráfico 3. B-hidroxibutirato é um marcador de qual processo do metabolismo energético? Porque esse processo ocorre? Porque a concentração desta substância cai após a infusão de glicose para SB?

O B-hidroxibutirato é marcador do metabolismo de lipídeos, mais precisamente a cetogênese, visto que os pingüins estão em jejum prolongado. Neste estado de hipoglicemia há quebra de lipídeos, assim o acetil-CoA formado a partir da B-oxidadação se transforma em corpos cetônicos. Além disso, o oxaloacetato antes usado no ciclo de Krebs será usado na gliconeogênese, assim o acetil-CoA não será completamente oxidado e formará mais corpos cetônicos. Após a infusão de glicose não será tão necessária a gliconeogênese, pois já haverá glicose disponível e diminuirá também o consumo de lipídeos e consequentemente diminuirá também a transformação de acetil-CoA em corpos cetônicos.

Nenhum comentário: