sábado, 8 de novembro de 2008

Dietoterapia





Em razão de não metabolizarem fenilalanina, os fenilcetonúricos devem ter um cuidado todo especial com a sua alimentação, não comendo alimentos que contenham este aminoácido. Sua dieta é bastante rigorosa, sendo restritos alimentos ricos em proteínas, como carne, ovos, pão, leguminosas (feijão, soja, etc.), alguns cereais (trigo, milho, etc.) e também evitar o leite e seus derivados. O consumo de lipídeos e carboidratos de origem vegetal pode ser livre.

Apesar dessas restrições, os fenilcetonúricos devem ingerir quantidades pequenas de fenilalanina para não adquirir uma síndrome carencial. Por isso, devem comer frutas e hortaliças que contêm este aminoácido em pouca quantidade.

Esse cuidado com a alimentação é essencial, visto que é assim que o fenilcetonúrico garante seu desenvolvimento mental e seu crescimento saudável.

Para os pais é um trabalho a mais, pois enquanto bebê é fácil controlar a ingestão de alimentos do seu filho, porém o problema vem mais à frente: a adolescência! Por isso é importante a conscientização do afetado, pois ele, sem seguir o tratamento, certamente, desenvolverá os sintomas característicos da doença.





Além da restrição de alimentos ricos em phe, também é necessário o uso de fórmulas que além de não conterem fenilalanina, contém uma mistura de aminoácidos, vitaminas, minerais, gordura e oligoelementos. Essas fórmulas são de acordo com a idade do fenilcetonúrico, havendo fórmulas para menores de 1 ano de idade, para maiores de 1 ano e até fórmulas que podem ser usadas sem distinção de idade.


Hoje, há uma imensa variedade de produtos especiais para fenilcetonúricos, ou seja, pobres em phe, que tem por finalidade “amenizar” a restrição feita pra diversos alimentos. Temos como exemplos: molhos, farinha de trigo, macarrão e até chocolate!


by: Amanda Biete


Fontes: http://www.ufv.br/dbg/trab2002/DHG/DHG009.htm

http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/10383

"Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Fenilcetonúria" (Ministério da Saúde)


Nenhum comentário: